Gerontologia Prática

Como podemos estimular a mente e corpo do idoso para que se exercite?

Os tipos de atividades de estimulação para mente e corpo são inúmeros.

Em casa, pode-se incluir a pessoa idosa em atividades domésticas como atividades culinárias, passeios diários na rua (a rua oferece muito estímulo tanto cognitivo quanto físico), artesanato, leitura de livros (depois pede-se ao idoso para contar sobre o que leu), assistir filmes e fazer resumos ou contar sobre o que achou, ouvir música, ir à missa ou cultos, receber amigos para jogar cartas semanalmente, clubes de leitura, etc. Proponha atividades o tempo todo. Não deixe o idoso desocupado, senão ele pode dormir durante o dia e passar a não dormir bem a noite.

Quando planejo rotinas de cuidado e estimulação para pessoas idosas, incluo sempre atividade física, que pode ser feita na academia ou em casa, sob supervisão de um profissional.

Gosto de recomendar o Método Supera como Ginástica Cerebral, e atualmente é possível fazer aulas on line, inclusive.

O planejamento da ocupação do tempo da pessoa idosa é fundamental para que ele se mantenha ativo e disposto. Se você é cuidador de idosos, ou mesmo familiar, busque ajuda para ocupar o seu paciente ou familiar, se informe e seja criativo.

Não deixe dormir demais durante o dia, pois isto pode criar um ciclo vicioso que poderá culminar com o idoso trocando o dia pela noite, o que pode causar piora do funcionamento metabólico e de saúde geral, problemas crônicos de sono e quedas durante o dia devido a sonolência diurna. Idosos precisam dormir bem a noite!

De resto… ocupação, passeios, socialização, atividades cognitivas e físicas!

Alimentação saudável com horário fixo também é fundamental para a saúde de qualquer pessoa em qualquer idade.