Gerontologia Prática

A doença mental é mais preocupante na velhice?

A maioria das pessoas acha que a doença mental com a qual mais devemos nos preocupar na terceira idade é a Doença Alzheimer.

Ela é um dos tipos de demência que atingem as pessoas idosas. Causa perda de memória e, com a evolução, deixa a pessoa com problemas comportamentais e dependência de cuidados em tempo integral.

É uma doença que não pode ser exatamente prevenida, porém é possível fazer uma reserva cognitiva com ginástica cerebral para que, caso a demência apareça, a dependência possa ser prorrogada para a fase o mais tardia possível da doença.

Entretanto, a depressão é um transtorno mental muito comum nas pessoas idosas, e pode, inclusive, aparecer antes de uma demência, já como um sinal precoce. E a depressão tem prevenção e tratamento.

Observe se a pessoa idosa está ficando mais quieta do que seu normal, não tem mais vontade de sair de casa nem de fazer atividades que antes gostava e fique atento ao período imediatamente após a aposentadoria para homens e após a menopausa para as mulheres, pois são períodos onde a chance de desenvolver a doença é maior.

A pessoa em processo de envelhecimento precisa se manter ativa e ter socialização e ocupação planejada para que sua vida tenha um sentido. 

Pode ser um trabalho voluntário, atividades na igreja, cuidar de netos, viajar… O importante é manter-se ativo.

Exercício físico também é fundamental para a prevenção de doenças mentais, pois propicia a liberação de neurotransmissores que estimulam a memória e as funções cerebrais em geral. Além de manter o corpo em forma.

Cuide-se e envelheça de maneira saudável!