Gerontologia Prática

Cidade amiga da pessoa idosa

A NBR 9050, conhecida como Norma Técnica de Acessibilidade, dita como planejar e executar espaços privados e coletivos possíveis de circulação pelas pessoas com deficiência.

As pessoas idosas não são pessoas com deficiência necessariamente. Mas, com o processo natural de envelhecimento, associado à falta de prevenção das perdas funcionais, elas podem adquirir dificuldade de mobilidade e de equilíbrio corporal, dificultando seu trânsito pelos ambientes que têm obstáculos.

As perdas de acuidade visual e auditiva também são comuns depois dos 60 anos e também podem prejudicar a capacidade de desvio de obstáculos ou favorecer o desequilíbrio corporal, tanto pela insuficiência funcional das células do labirinto (que fica no ouvido interno), quanto pela dificuldade de interação com o ambiente devido a déficit auditivo.

A resistência física das pessoas idosas pode diminuir com o passar dos anos e a falta de treinamento, resultando em cansaço mais fácil para percorrer longos trajetos; portanto corrimão é sempre importante em corredores longos e escadas, além de ajudar a prevenir quedas.

O direito de livre circulação é um importante direito humano. A compreensão do envelhecimento avançado do país faz pensar em Desenho Universal como meio de atender a todos nesse direito.

Empenhe-se também em cobrar das autoridades da sua cidade a implementação de normas de acessibilidade para todos! Seja empático!

É dever de todos preservar a independência funcional e a autonomia das pessoas idosas em sociedade!