Gerontologia
O que é Gerontologia
A Gerontologia é a ciência que estuda e acompanha as questões do envelhecimento, contemplando saúde, sociedade e cultura. Desenvolve, por meio dos profissionais, propostas relacionadas a promoção de saúde da pessoa idosa, cuidado familiar, treinamento de cuidadores de idosos, mediação de conflitos, preparação para aposentadoria e criação de espaços físicos confortáveis para o público 60+, além de estimular o desenvolvimento de políticas públicas de atenção para o envelhecimento ativo no Brasil e no mundo.
Envelhecimento populacional e demanda profissional no Brasil
Há mais de 30 anos se observa que a pirâmide etária brasileira apresenta uma tendência à inversão. Conforme dados do IBGE, já por volta dos anos 70, começamos a viver um número maior de anos. Este fenômeno vem se acentuando rapidamente nas duas últimas décadas quando, cada vez mais, observamos que, conforme os dados do censo anual, a pirâmide etária vai de fato se inverter e a previsão é que por volta de 2050, a população acima de 60 anos seja maior que a população economicamente ativa e que o número de crianças e adolescentes.
Portanto, a sociedade vem discutindo sobre a nova velhice e a necessidade de empreender práticas de promoção de saúde, prevenção de doenças e inclusão social e profissional das pessoas 60+. Escrevo sobre isto com frequência em minhas colunas no Portal Lago Sul e no Jornal de Brasília. Afinal, de nada adianta vivermos um número maior de anos sem ter qualidade de vida, sem independência funcional e autonomia.
Sempre digo que, a cada ano a mais que o brasileiro vive, uma mudança social acontece e um novo desafio aparece. Seguimos buscando oferecer o máximo de soluções para tais desafios e prevendo os desafios que surgirão no futuro, de modo a ampliar nossa capacidade de enfrentamento.
Profissionais que compreendam amplamente o processo de envelhecimento e possam desenvolver serviços que atendam às dificuldades das pessoas idosas e suas famílias são cada vez mais necessários.
Se você é um profissional que trabalha na área de gerontologia ou que pretende trabalhar com envelhecimento, eu posso te ajudar!
O cuidar
As pessoas idosas chegam em um momento de suas vidas em que, necessariamente, precisam de cuidados.
O objetivo dos planos de reabilitação e acompanhamento destas pessoas é, principalmente, prorrogar a chegada deste momento, de modo que possamos viver com plena independência funcional e autonomia até o máximo possível de anos vividos. Para que isto aconteça, é necessário que o trabalho comece cedo. A construção do envelhecimento saudável está presente em todo o curso de vida, desde a infância.
Informações de qualidade contribuem para que as pessoas aprendam a driblar os desafios da passagem do tempo e comemorar a maturidade.
Já o processo de cuidar de idosos dependentes não é simples, pois envolve todo o contexto psicossocial em que a família se desenvolveu e está inserida, para além das questões de saúde. As pessoas que cuidam de outras pessoas precisam de suporte educacional e emocional.
No meu INSTAGRAM e CANAL DO YOUTUBE sempre compartilho informações sobre promoção de saúde e cuidado de pessoas idosas. Acompanhe!
